Viaje sem saber pra onde ir !

Bari
“A melhor maneira de viajar é sentir, sentir tudo de todas as maneiras, sentir tudo excessivamente”, foram com estas palavras, que Álvaro Campos descrevia uma de suas viagens. De fato, quando faço minhas viagens, não me contento apenas em “conhecer um novo lugar”, não me conformo em visitar alguns amigos sem conhecer um pouco da essência daquele novo ambiente, seja daquela pequena cidade, vilarejo ou grande metrópole.

Mesmo quando as minhas viagens são curtas, não consigo somente fazer aquele passeio turístico rápido guiada por alguém que entende da história e cultura daquele lugar.

Para mim, é necessário sentir a cultura do povo, é necessário sentir o ar daquele lugar, sentir como as pessoas se comportam, conversar com as pessoas mais velhas, aquelas, que em sua face, refletem sabedoria. Aprecio visitar sim cada parte turística, mas preciso sentir o cotidiano, ou pelo menos parte dele.

Aproveito para fazer um passeio de bicicleta e percorrer pela cidade contemplando em cada esquina a arquitetura, o ambiente histórico, as diferenças culturais. Gosto de me surpreender, sentir a alegria, ou mesmo a melancolia presente naquele “novo lugar”. Gosto mesmo é de viver excessivamente, e gosto assim como Álvaro Campos de sentir tudo  de todas as maneiras nestas minhas caminhadas pelo mundo.

Alguns meses atrás, “senti” uma necessidade de viajar. A vontade de sair dos velhos costumes aumentava mais, devido ao final de semana prolongado. Estava cansada do trabalho, mas super animada para uma aventura em algum outro país.  Duas amigas americanas, também descontentes com os dias rotineiros, se animaram para uma viagem. Porém, não sabíamos para onde ir, refletíamos, mas não tínhamos idéia de qual lugar visitar, pois as escolhas eram muitas assim como a nossa vontade de viajar.
Então decidimos pesquisar os vôos mais acessíveis pela Europa.  Achamos um site com o nome “Blind Booking”. Neste site, os preços eram tentadores, à partir de 30 Euros. O Blind Booking, funciona como uma viagem surpresa, pois você compra as passagens e somente após a confirmação da compra, é que você será informado sobre o destino do seu vôo.
Pronto! Achamos o que precisávamos.

Se você,  também gostou da idéia, posso explicar como o Blind Booking funciona. Para quem mora na Alemanha é preciso selecionar o aeroporto de partida (Düsseldorf, Stuttgart, Hannover ou Berlim) e ainda é necessário escolher o tipo de passeio  que mais lhe agrada, por exemplo,  praia, cultura, compras, natureza, festas. Se você optou por praia, que foi o nosso caso, irão aparecer países que podem fazer parte do seu “roteiro secreto”. Somente após a escolha do tipo de passeio, do aeroporto e a confirmação de compra, é que você receberá o nome do país e a cidade que você irá desembarcar. A idéia nos agradou muito, logo recebemos a confirmação com o nosso roteiro.

Nas ruelas de Bari
Nas ruelas de Bari
Nosso destino não poderia ser melhor: Itália, sim mas não foi um passeio turístico convencional, como Roma, Veneza ou Milão.
Desembarcamos em Bari, uma cidade no sul da Itália com aproximadamente 313 mil habitantes.  A cidade nos encantou ao extremo. Fundada no século III, a cidade conserva suas ruelas, basílicas, catedrais e castelos.

Abaixo você pode ver o castelo Suevo, castelo de Bari, sua construção foi feita no século XII, pelo reo Ruggero, logo foi reconstruído no século seguinde pelo rei Federico II da Suábia. Esta é uma das mais belas construções de Bari. 🙂

Bari é considerada uma província e cidade, é a capital de Puglia,  uma região banhada pelo Mar Adriático, é o segundo centro econômico do sul da Itália, ficando somente atrás de Nápoles.

As caminhadas nas ruas de Bari me transportaram para o meu mundo infantil. Uma época em que lia livros de crime e suspense, onde a história se passava nas ruelas italianas. De acordo com a história, durante a antiguidade, Bari foi alvo de muitos assaltos de piratas e árabes no final dos ano de 840 e 841.

Eu recomendo a Gelateria Piccinni em Bari, o chocolate gelado de lá é o melhor que experimentei em Bari! 🙂

Se você deseja comprar um bom peixe fresco, não deixe de ir no mercado do peixe em Bari. 😉

Ferinha de artesanato em Bari.
Ferinha de artesanato em Bari.

Visitamos a feirinha de artesanato de Bari, ali achamos várias lembrancinhas por um ótimo preço! 🙂

Nas ruelas de Bari, várias “doninhas” italianas produzem o seu próprio macarrão e vendem para os turistas apaixonados pela pasta italiana. Comunicar com estas doninhas foi muito divertido. Sim, elas falam somente italiano, minhas amigas e eu nos arriscavámos em pronunciar algumas palavras em italiano e às vezes falávamos “aquele italiano”, ou seja, pronunciávamos as palavras em português, porém com a entonação italiana. Dá pra entender isto?

Depois desta pequena aventura, sentimos a necessidade tremenda de fazer um curso básico de italiano. Mas sem dúvida, aprender o idioma do lugar, é adentrar mais na identidade cultural do país.

O dia estava lindo, era outono na Europa, e para deixar o nosso dia mais radiante, o sol fez questão de brilhar para nós.
E para relaxar, nada como descansar e meditar nas belas praias e depois tomar um bom vinho italiano e degustar a autêntica pasta italiana.
Por fim, um brinde a vida e ao privilégio de viajar por este mundo! 🙂

Anúncios

6 comentários

  1. Muito boas fotos e muito boa ideia. Para mim tb não há nada como uma viagem muito pouco planeada e andar à descoberta. Essas viagens que se tem de seguir grupos e horas para tudo para mim não dá.

    Bom blogging.

    • Olá! Que bom que gostou da idéia de viajar por este mundo “sem saber pra onde ir” :). Obrigada pelo comentário sobre as fotos! 🙂 Continuarei postando essa semana sobre minhas caminhadas por este mundo, espero que acompanhe e goste dos próximos posts! Tenha um ótimo final de semana! :))

  2. Muito legal! Adorei a ideia do Blind booking! Muitas vezes a viagem depende muito mais de nós e do nosso espírito do que dos pontos “turísticos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s