A peculiaridade das “praias” alemãs

“Cabines” na praia?!?

Strandkorb - Nordsee Norte da Alemanha
Strandkorb – Nordsee
Norte da Alemanha

Para os turistas que chegam na famosa “praia” alemã, no norte e oeste da Alemanha, o que mais chama a atenção, é o famoso Strandkorb, a tradução literal significa cesto de praia, é uma típica cadeira de praia da Alemanha usada também nos países baixos. São várias delas expostas sobre as areias da “praia”, não existe guarda-sol, ou as cadeiras de praia que estamos acostumados a ver. As toalhas e cangas na areia também é raridade.

O Strandkorb serve tanto como poltrona, como para proteção nos dias de chuva, e principalmente contra os ventos frios e fortes que costumam ser frequentes no norte e oeste da Alemanha. Esta típica cadeira de praia alemã pode ser alugada pelo valor de 5 à 10 euros este valor depende das horas em que você irá ficar na praia .

O Strandkorb foi produzido em 1882 por Wilhelm Bartelmann. Antigamente o Strandkorb tinha lugar somente para uma pessoa, mas em 1897 um novo modelo mais confortável para duas pessoas foi fabricado.

Esta típica “poltrona” alemã é feita de madeira e é bem confortável, ela pode ser reclinável, os banhistas podem apoiar os braços e as pernas e ainda colocar bebidas em uma pequena mesinha bem ao lado da cadeira de praia. É estimado que existam 50 mil Strandkörbe no litoral alemão.

Como o tempo na região norte costuma ser muito instável, com ventos fortes e chuva, é possível receber uma pequena “manta” na barraca que fornece o aluguel da cadeira. E ainda na cafeteria da praia, você pode degustar do autêntico café alemão ou tomar um Eiscafé, o café gelado com sorvete e chantily. Tudo isto torna esta região mais especial e aconchegante, independente da temperatura, ou da estação do ano.

 

Para os observadores de plantão, existem dois tipos de Strandkorb, o do Mar Báltico que possui um design de curva e é branco, e o do Mar do Norte de linhas retas, e tem a cor amarela.

Outra curiosidade foi visitar as praias alemãs em pleno inverno e ver o sol brilhando. O mês de fevereiro e março é considerado um dos meses mais “congelantes” do inverno europeu, a temperatura pode atingir 15 graus negativos. Nas últimas semanas de março, os termômetros chegaram a marcar 20 graus em pleno inverno alemão – temperatura vivenciada no verão alemão –

Um sorriso no rosto era bem perceptível no semblante dos alemães, risadas e o bom humor tornava as margens do Mar Norte e Báltico mais contemplativos. O sol brilhava em pleno inverno europeu. De fato, a energia do sol renovava a alegria do povo alemão. O inverno nublado e cinzento já não estava presente no céu germânico. No Mar Norte e Báltico na Alemanha, o sol brilhava com mais intensidade.

Crianças brincavam na areia branca da “praia”, idosos passeavam com seus cachorrinhos e desfrutavam de um delicioso típico café alemão ou da invejável cerveja alemã. Jovens que saíam do trabalho, sentavam-se na areia branca ou alugavam a “Strandkorb”, que são as típicas cadeiras de praia alemã. O que todos queriam mesmo, era aproveitar o sol, e simplesmente desfrutar do “calor do inverno” e da paisagem exuberante do Mar do Norte.

Foi assim a minha visita no norte e oeste da Alemanha, desta vez, em pleno inverno, o sol resolveu dar uma mãozinha para alegrar alemães e turistas do mundo inteiro. 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

10 comentários

  1. Seu Blog e maravilhoso! Fotos belíssimas! 🙂 Amei este artigo sobre as praias na Alemanha, realmente é mto peculiar! Quero visitar as praias alemãs! !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s