Oportunidade de trabalho para jornalistas na Alemanha

Quer trabalhar como jornalista correspondente na Alemanha? Então confira informações sobre o programa internacional para jornalistas que acontece na Alemanha e se inscreva!

Estão abertas as inscrições para O IJP Internationale Journalisten-Programme” 2015.  , em português “Programa Internacional para Jornalistas”. O programa oferece a oportunidade de jornalistas brasileiros trabalharem durante 2 meses em grandes veículos de comunicação da mídia alemã. Durante o programa, o jornalista exerce a sua função em diversas mídias online,  rádio, Tv e assessoria de imprensa da Alemanha.

A organização IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha.

O programa foi criado para apoiar jornalistas do mundo inteiro e ampliar o intercâmbio entre os países envolvidos.

ZDF - TV AV Medien
ZDF – TV
AV Medien

Quem pode participar da bolsa de estudos?

Para participar do programa, os  jornalistas devem ter entre 25 e 35 anos, é necessário a fluência do idioma alemão, mas em alguns casos o alemão fluente não chega a ser pré-requisito, para aqueles que dominam perfeitamente o idioma inglês. Os jornalistas são selecionados para trabalhar durante 2 meses na Alemanha como redatores, estagiários ou como jornalistas correspondentes de um veículo fixo no Brasil, como rádio, TV, jornal ou internet.

Inscrições     

As inscrições devem ser pedidas à Embaixada ou ao Consulado da Alemanha no seu país. Curriculos com foto devem ser enviados em alemão e em português. Além de uma carta recomendação do chefe da redação em que trabalha. O jornalista deve redigir também uma pequena carta de apresentação na qual deve constar a motivação e o interesse em participar do programa do IJP. Atente-se a data final, que será no dia 18 de setembro de 2014. O resultado final, será em dezembro de 2014, os participantes irão receber uma carta informando se foram ou não selecionados para o programa internacional de jornalistas na Alemanha.

Deutsche Welle Trabalho na redação portuguesa em 2010
Deutsche Welle
Trabalho na redação portuguesa em 2011

Bolsa

O valor da bolsa do programa IJP é de 3600 euros, não incluindo estadia, viagens e alimentação.

Mais informações sobre o programa , acesse o site do IJP, o edital já está no site! 🙂

Eu recomendo o programa, já participei de um programa parecido, fui selecionada em 2011 para um programa de estágio. Durante o período do meu mestrado na Alemanha tive a oportunidade de trabalhar em uma das maiores rádios internacionais, a Deutsche Welle. Foi uma ótima experiência profissional de intercâmbio jornalístico entre Brasil e Alemanha na redação portuguesa da Deutsche Welle. Algumas matérias minhas podem ser vistas no meu site.

Este processo de “bolsa de trabalho” para jornalistas na Deutsche Welle acontece todos os anos, mais informações acesse: Estágios na Deutsche Welle

SWR - Radio AV Medien
SWR – Radio
AV Medien

 

Boa Sorte! 🙂

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s