Festa Infantil na Alemanha

niver do jonathan 002

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando fui Au pair na Alemanha, tive a oportunidade de morar com uma família típica alemã e pude vivenciar na íntegra os costumes, o cotidiano, a cultura do povo alemão. Uma parte cultural que achei muito interessante era a maneira de se festejar o aniversário infantil.

Primeiro, esqueça de empresas que organizam o evento de aniversário da sua criança, os alemães “nem sabem o que é isso”…para eles buffet existe para produzir eventos de empresas ou eventualmente para auxiliar na organização de um casamento. As festas infantis são bem simples e beeem diferentes das festas infantis do Brasil.

Segundo, esqueça daquela mesa exuberante lotada de doces, brigadeiros, bombons e aquele bolo de pasta americana. Os  alemães não consomem tanto açúcar como no Brasil, brigadeiros? Nem pensar é muito doce para eles (na realidade eu também acho muito doce). E geralmente os pais não permitem que os filhos consumam tanto doce.

Festa de Aniversário infantil na Alemanha
Festa de Aniversário infantil na Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você vai ver na mesa de aniversário das crianças alemãs? Um bolo ou muffins com uma decoração infantil simples, guardanapos decorados, bandeirinhas coloridas e uma plaquinha de “Feliz aniversário” pendurada na porta ou na parede.  Você vai encontrar na mesa alguns aperitivos, mas nada de coxinha, empadinha, ou salgados finos. No máximo mini-pizza , palitos de cenoura, rodelinhas de pepino e pimentão colorido, (aqui eles adoram).

Terceiro, não pensem em uma festa com todos seus parentes e vizinhos, aqui festa de criança é para a criança e para poucos convidados. Aqui na Alemanha a festa infantil é de fato e exclusivamente para  a criança, portanto os pais não são convidados para a festa, isso mesmo! A sua criança será convidada para festa e a sua única obrigação é deixar a criança pontualmente no horário combinado na casa do aniversariante e buscar a criança no horário combinado com os pais do aniversariante. Geralmente as festinhas começam à tarde, por volta das 14/15 horas e terminam as 17/18 hs. Os alemães são realmente muito pontuais e organizados.

niver do jonathan 003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na realidade as festinhas são realizadas geralmente em casa, e os pais do aniversariante fazem um roteiro de brincadeiras que serão realizadas com as crianças.

Festa Infantil na ALemanha
A mãe da criança aniversariante fazendo uma das brincadeiras do roteiro que ela mesma preparou para a festinha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A festinha pode ser que não seja exatamente na casa do aniversariante, os alemães gostam de fazer excursão com as crianças, como reunir os amiguinhos para um piquenique em um parque ou fazer um passeio no zoológico, ou uma excursão em algum museu interessante, quando é assim, é feito uma reserva para aniversário infantil no restaurante do museu, e lá mesmo as crianças comem um bolo e depois vão fazer o turismo no museu. Existem festinhas que são feitas até mesmo em academias de ginásticas, nas academias existe uma área reservada para crianças fazerem esportes, e na lanchonete da academia pode ser feita uma reserva e falar que é uma festa de aniversário, os pais só precisam trazer o bolo, e eles decoram a mesa, também de forma simples, mas com o nome do aniversariante na mesa. Os pais do aniversariante pagam uma taxa simbólica para as outras crianças poderem fazer os esportes da academia, como entrar na piscina de bolinhas, escalagem, mesa de ping pong entre outros.

A festinha também pode ser em um parque natural, assim as crianças brincam, e geralmente os pais fazem um churrasquinho no parque e  levam um bolinho. A área verde da Alemanha é bem preservada, em todas as esquinas existe um parquinho, onde as crianças podem se divertir nos brinquedos sem pagar nada. Pronto, a criança já fica feliz por ter um dia especial somente para ele e seus amiguinhos e comer um bolinho.

As festinhas infantis na Alemanha comemoram se a partir dos 3 anos, pois é a idade em que a criança já está no pré primário, já consegue conversar mais, formular melhor as frases e ter amiguinhos, então para uma festinha de aniversário de 3 anos, a criança pode convidar 3 amiguinhos, se a criança completa 4 anos, pode convidar 4 amiguinhos, se completa 5 anos, convida 5 amiguinhos, e por aí vai…. claro que não são todas as famílias alemãs que seguem essa tradição dos “números”.

Quando fui Au pair pude participar de duas festinhas: uma festinha da criança de 3 aninhos, eles convidaram alguns amiguinhos, a mãe fez um bolo simples decorou a mesa com alguns brinquedinhos da própria criança, comprou o presente e fez uma programação de brincadeiras com as crianças, com atividades de pintura no rosto, leitura, jogos dinâmicos e por fim, as crianças podiam brincar no jardim do que quiserem, e logo já estava no horário dos pais buscarem os filhos.

A outra festinha, a que achei mais interessante foi realizada em uma floresta. Os pais das crianças deixaram as crianças na casa do aniversariante, e logo fizeram uma caminhada de 15 minutos, foram 7 crianças, pois o aniversário era de uma criança de 7 anos. Os pais do aniversariante fizeram um piquenique na floresta, (geralmente as florestas na Alemanha tem sempre uma mesa e um banquinho de madeira), na mesa de madeira da floresta a mãe do aniversariante colocou uma toalha infantil, o bolo decorado com balinhas de M&Ms, alguns Muffins, copos, guardanapos, talheres e pratos de aniversário juntamente com  algumas frutas. Eles realizaram várias atividades com as crianças, os alemães são muito criativos, além de deixarem as crianças brincarem na área da floresta reservada com alguns balanços, escorregador e um cavalinho de madeira. As crianças se divertiram muito e voltaram bem exaustas para a festinha. Foi um dia feliz aproveitando o verão da Alemanha e uma excelente atividade ao ar livre. Logo eles voltaram para a casa do aniversariante e alguns pais já estavam com o carro na porta da casa do aniversariante para buscar os filhos.

Eu sou do tempo em que os aniversários eram comemorados em casa, uma mesa simples, mas bem colorida com um bolo e muitos docinhos, o meu preferido era o doce de amendoim, chamado de “cajuzinho”. Lembro me bem das festinhas, das músicas infantis, do “disco” do palhaço carequinha que minhas irmãs sempre colocavam para tocar em todas as festinhas de aniversário. Lembro me da minha mãe na cozinha, preparando o bolo até altas horas da noite, fazendo também a massa da coxinha, dos pastéis e da empada. A casa ficava cheia, alguns priminhos já estavam lá para passar a noite comigo. Lembro me dos tios, tias,  e alguns vizinhos reunidos com várias crianças de todas as idades para festejar o grande dia. Lembro me da foto em grupo que minha mãe amava tirar, e sempre tinha alguma criança já com o dedo no bolo.

Algumas  brincadeiras estão sempre na memória das festinhas, como a dança da “ciranda-cirandinha”, a dança da cadeira, da cobra cega, o “esconde-esconde”. Depois de tanto pular era a hora de cantar parabéns, cortar o primeiro pedaço do bolo, dar para alguém especial e abrir os presentes. Por fim, dormir beeeem tarde, pois as festas começavam à partir das 19 horas, mas claro que ninguém chegava este horário.

Ainda hoje no Brasil algumas famílias se adaptam a fazer uma pequena comemoração caseira com os filhos. Mas estamos na modinha do “buffet” infantil. Parece uma verdadeira competição entre os pais para mostrar quem realizou a festa mais bonita, mais cara para o filho. O que vejo no Brasil é um consumismo exacerbado. Alguns pais com condição financeira precária juntam todas as economias do mês para realizar a festa do filho, já ouvi alguns pais dizerem “é o sonho do meu filho ter a festa no buffet “X”… será que realmente é o sonho do filho, ou dos pais? Comemorar o aniversário do filho é importante, pois estamos celebrando a vida, claro que é um imenso motivo de comemoração, porém existe uma grande diferença em comemorar e exibir luxo e consumismo. Aqui na Alemanha a realidade de festas infantis é bem diferente do consumismo exacerbado do Brasil.

Video Vlog sobre Festa Infantil na ALemanha! Assista e assinem o canal para receberem as atualizações! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s