Conheça alguns costumes dos alemães

Viver no exterior é sempre um verdadeiro aprendizado. É conhecer na íntegra a cultura de um povo, é entender certos costumes, é se adaptar a alguns, é rir de determinadas coisas, é achar estranho algumas, é se integrar totalmente em um determinado hábito, é respeitar a cultura de um povo e estar aberto a um eterno processo de aprendizado. Selecionei alguns pequenos costumes dos alemães, vejam! 🙂

Não entre de sapatos em casa!

Pantufa de Inverno :)
Pantufa de Inverno 🙂

Aqui na Alemanha e na maioria dos países europeus não é comum entrar na casa de alguém sem antes retirar os sapatos. Geralmente, a maioria dos alemães já deixa reservado na entrada principal da casa, um pequeno armário com algumas pantufas para os visitantes. Você vai retirar o seu sapato, sandália, bota seja o que for e colocar no armário ou (caso eles não tenham armário para sapatos) você pode colocar os sapatos no chão na entrada da casa. Normalmente eles irão perguntar o número do seu calçado para lhe entregar uma pantufa confortável. Os alemães são tão organizados, que reservam para os visitantes as pantufas de inverno e as de verão. Claro, para os estrangeiros que moram já algum tempo na Alemanha, a adaptação a este pequeno costume é extremamente rápida. Isso facilita muito a limpeza da casa, pois, caso esteja chovendo ou nevando, o seu chão não vai ficar molhado. Existem muitas casas e apartamentos antigos aqui na Alemanha que o chão é de carpete, então é realmente necessário um cuidado maior para não estragar a tapeçaria. Eu aderi a este hábito quando ainda era “Au pair” na Alemanha, e isto não era nenhum problema para mim, pelo contrário, e hoje morando aqui já há 7 anos, não entro no meu apartamento com sapatos, óbvio, mas quando explico isso para algumas pessoas do Brasil que não vivenciaram a vida na Europa, algumas ainda me olham de cara feia,  muitas chegam a pensar ser “frescura”. Bom, somente vivenciando na íntegra uma cultura para entendê-la de fato. Para mães com bebês que estão engatinhando é uma maravilha ter a casa sempre limpa.

Respeito ao sinal de trânsito

Ampelmänchen significa “homenzinho do semáforo” em alemão. Assim é chamado o símbolo utilizado no foco de pedestres da antiga Alemanha Oriental. Enquanto o “homenzinho” vermelho abre os braços sinalizando que os pedestres devem esperar, o “homenzinho” verde avança confiantemente para indicar que já podem atravessar a rua.
Ampelmänchen significa “homenzinho do semáforo” em alemão. Assim é chamado o símbolo utilizado no foco de pedestres da antiga Alemanha Oriental. Enquanto o “homenzinho” vermelho abre os braços sinalizando que os pedestres devem esperar, o “homenzinho” verde avança confiantemente para indicar que já podem atravessar a rua“.

Diferentemente do que observamos no Brasil, o respeito ao sinal do trânsito é vivenciado nas ruas germânicas. Sinal vermelho para pedestres, é sinal vermelho, mesmo que não esteja passando nenhum carro na pista, os alemães ficam parados aguardando o sinal verde abrir.  Se você atravessar a rua com o sinal vermelho, mesmo não vendo nenhum carro passar, as pessoas que estão esperando o sinal se abrir vão olhar para você de cara feia, ou irão chamar a sua atenção. Na realidade, existe até mesmo uma multa de 5 Euros, caso você atravesse a rua com o semáforo vermelho e tiver a má sorte de algum policial estar te observando. Na realidade nunca vi nenhum controle quanto a isso, mas também nem precisa, pois já existe um respeito a lei.

Beber cerveja na “temperatura ambiente”

OktoberFest A cerveja artesanal alemã
OktoberFest
A cerveja artesanal alemã

Eu não gosto de cerveja, nunca gostei, mas achei interessante quando cheguei na Alemanha e via que a família alemã do meu intercâmbio, deixava as cervejas armazenadas na adega da casa e quando a bebiam percebia que eles não colocavam a cerveja na geladeira, foi então, que observei, que também nos bares e restaurantes alemães a cerveja, claro artesanal, não sofria o processo de “cerveja estupidamente gelada”, como no Brasil. Eu nem questiono, pois a cerveja alemã é mundialmente conhecida por ser a “melhor”.

A terra da batata

No Brasil é o arroz e feijão, aqui é a batata e carne de porco. Existem várias receitas com batatas, e elas estão sempre no churrasco alemão, as variedades são inúmeras, batata assada, batata gratinada, batata frita, batata cozida, purê de batata, sopa de batata e a famosa salada de batatas que no sul da Alemanha é feita com vinagre e no norte da Alemanha é feita com maionese. Mas a receita que acho uma delícia (mas nem conto as calorias), é a paqueca de batata! 🙂 .

Planejamento, organização, pontualidade

Já me referi em um artigo sobre a pontualidade alemã, no que se refere a organização, disciplina, de fato os alemães são exemplos, e para os estrangeiros que estão chegando agora na Alemanha, sejam disciplinados e muito pontuais, sem isso fica difícil ser amigos dos alemães. Marcou um encontro com um colega? Vai atrasar 5 minutos? Ligue e avise. O transporte urbano é muito pontual, caso aconteça algum atraso, tem como você se informar no guichê de informações além de você ouvir o alto falante do sistema de trens na estação e também existe placas de informação de atraso mesmo que seja de apenas 2 minutos de atraso.  Sobre planejamento, não se assuste se receber um convite de casamento com 8 meses de antecedência ou receber um convite para um jantar com 1 mês de antecedência, aqui tudo é muito programado e eles não são tão expontâneos como os brasileiros, para fazer amigos é preciso investir muito, para isso é necessário muito empenho, respeito, disciplina com horários, paciência para organização e planejamentos para lazer.

Aniversário na Alemanha?

Não dê presente antes da data! E leve um bolo para os colegas de trabalho!

Ainda na minha experiência de intercâmbio, a mãe das crianças de quem eu era Au pair iria comemorar o aniversário, não ia ter uma festa, mas ela iria fazer um passeio com o marido e as crianças, como eu já tinha um compromisso no dia do aniversário dela, resolvi comprar um presente e dar para ela antes que ela fosse viajar. Ela olhou assustada para mim, e me falou: “meu aniversário não é hoje não posso aceitar seu presente”, imaginem a minha cara de interrogação… aqui alguns alemães são superticiosos e acham que aceitar presente antes da data pode trazer coisas ruins…. 😦

Outra coisa, não pense que os seus colegas de trabalho irão fazer um bolo pra você, geralmente não é assim, pelo contrário você é quem leva um bolo e brinda com seus colegas ou os convida para comer alguma pizza por exemplo, e se prepare, pois você é quem vai pagar a conta para os convidados! 😦

Jantar na Alemanha “Das Abendbrot”- sinônimo: comer pão

Cada cultura com suas manias, é certo que a Alemanha também é famosa pelas belas padarias com pães frescos e com uma diversidade incrível, são vários tipos de farinhas e muitas delas são integrais. A massa dos pães é realmente muito bem preparada e você pode a qualquer hora do dia comprar pão fresco na padaria. Os grãos que eles utilizam nos pães são diversos e super saudáveis; como a semente de girassol, a linhaça, a chia, o amendoim, a castanha do pará entre outros, estes, todos são pães de sal.

Mas agora tentem entender: na Alemanha somente o almoço é “quente” como dizem os alemães,  e o jantar é “frio”. Se eles são convidados para um jantar e sabem que não será apenas um lanche frio (Pão com linguiça, queijo, tomate, pepino, salaminho), a maioria dos alemães irão deixar de comer o almoço quente, e o troca por um almoço frio, para não terem que comer duas vezes o almoço quente…. complicado né? 🙂 Bom, mas espero que tenham entendido, resumindo eles comem muito pães e no inverno muitos gostam de comer uma sopa leve acompanhada, claro de um pão. Mas o jantar é um lanche bem simples, sem batatas, sem outro tipo de carboidrato, somente o pão e algum acompanhamento, como uma salada de pepino, tomates , queijo e presunto. 🙂

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s