Sobre o intercâmbio de Au pair na Alemanha

Au pair na Alemanha Café da manhã. Comemorando o aniversário do pai das crianças.
Au pair na Alemanha em 2008
Café da manhã. Comemorando o aniversário do pai das crianças.

Olá pessoal! Tenho recebido várias mensagens por e-mail solicitando informações sobre o serviço de Au pair na Alemanha. Fui Au pair em 2008 e morei com uma família típica alemã no Sul da Alemanha. Já relatei um pouco da minha experiência de intercâmbio de Au pair na Alemanha e também tem alguns vídeos no meu canal sobre a minha experiência de Au pair e de uma outra Au pair brasileira que também o realizou na mesma família do meu intercâmbio. Relato neste artigo algumas informações básicas, requisitos para o procedimento do visto do Au pair e algumas dicas para uma melhor adaptação neste intercâmbio.

O Au pair é um programa de intercâmbio cultural que permite a vida no exterior no caso, a Alemanha morando com uma família alemã, o objetivo é aprender alemão e conhecer na íntegra a cultura do povo alemão. O termo Au pair vem do francês, e significa “ao par”, ou “igual”, a palavra Au pair  abrange o sentido de reciprocidade, uma relação de serviços trocados. O serviço, ou intercâmbio de Au pair existem em vários países e muito comum nos Estados Unidos. Os requisitos para ser um(a) Au pair depende de cada país, no caso de Au pair na Alemanha segue alguns dos requisitos abaixo:

-Idade: Ter no mínimo 18 anos e no máximo 26 anos.

-Conhecimentos do idioma: Ter conhecimentos básicos de alemão de nível A1.

-Ser uma pessoa saúdavel (saúde física e psíquica) . Estar com todas as vacinas em dia.

-Gostar de crianças, se possível relatar se têm experiência em cuidar de crianças.

-Não ter filhos, não ser casada!

-Objetivo da viagem: Aperfeiçoar os conhecimentos do idioma e aprender a cultura do país.

-Duração: 06 a 12 meses

Direitos da Au pair na Alemanha:

Moradia e alimentação: Como Au pair você é considerado um membro da família, você tem direito a um quarto e banheiro privado. A alimentação da Au pair é totalmente paga pela família anfitriã.

Mesada: 260 Euros por mês

Férias: O Au  pair  tem direito a 4 semanas de férias pagas para um período de 12 meses e direito de 1 a 2 dois de folga por semana.

Plano de saúde: A família anfitriã paga o plano de saúde, que inclui alguns serviços dentários.

Visto: A família anfitriã, ou a agência de Au pair se encarrega de solicitar um documento de identificação para trabalhar como Au pair na Alemanha.

Curso de alemão: É obrigatório um curso de 2 semestres de alemão para a estadia de Au pair durante 12 meses. O pagamento do curso deve ser conversado antecipadamente com a família. A Au pair deve pedir todas as informações dos seus direitos e tarefas para a família anfitriã.

No meu caso, pedi um documento via e-mail com a confirmação pela família alemã, de que eles iriam pagar os dois semestres de cursos de alemão incluindo o material de estudos, e também confirmando se iriam pagar o meu trajeto de ônibus ou trem. È extremamente importante saber o que eles iriam pagar, pois a Au pair recebe somente uma mesada, e com esse dinheiro é preciso pensar nos gastos no país com lazer, férias, os passeios culturais em teatros, castelos, restaurantes e outras cidades ou até mesmo países da Europa. O custo de vida na Alemanha é alto, principalmente para uma Au pair.

Assista meu vídeo e se inscreva no meu canal, irei postar mais informações sobre o Au pair na ALemanha.

Recomendo:

Converse com a família anfitriã e esclareça todas suas dúvidas antes de vir como Au pair, se você não consegue entender o idioma por telefone, melhor por e-mail, pois assim, além de você poder traduzir as informações com calma, você terá um comprovante por escrito de todas as suas tarefas, direitos  e deveres. Solicite sempre o contrato de Au pair e solicite a tradução, ou pela agência que se cadastrou ou através do consulado alemão próximo a sua cidade.

Pergunte também o que você vai ter no seu quarto e peça fotos. No meu caso, solicitei internet livre com computador e televisão, tinha isso e teambém aparelho de som no meu quarto com suíte. É importante você ter um conforto, pois afinal são 365 dias morando na Alemanha com uma cultura totalmente diferente da sua.

É importante perguntar sobre os horários de trabalho com as crianças e sobre as tarefas domésticas. Não se esqueça de perguntar sobre as férias. No meu caso eu optei por viajar com a família, mesmo sabendo que eu iria na realidade também trabalhar com as crianças, pois eu realmente quis aproveitar o meu intercâmbio e viajar ao máximo com eles, e claro, com tudo pago por eles. Com eles pude conhecer 4 países diferentes, e não foi nenhum stress ter que cuidar das crianças uma parte do tempo, pois eles respeitaram meu horário e também tive o meu momento de descanso e lazer e depois reaizei as minhas férias de 4 semanas. Cada família é de um jeito, mas a Au pair também precisa se impor e sempre lembrar a família anfitriã dos horários, para que eles também respeite, pois infelizmente existem muitas famílias que só querem explorar o trabalho das Au pair´s.

Sobre as agências de Au pair, porquê se agenciar?

No meu período de Au pair que foi em 2008 fui pela “extinta” agência DAZB que tinha no Brasil com sede em São Paulo e em Munique aqui na Alemanha, mas fiz uma busca no google e não achei essa agência. Na época eles realmente fizeram um ótimo trabalho de procura de famílias para mim, foram super organizados, me enviaram tanto o contrato em português e em alemão como até mesmo as vacinas em alemão e em português, pois tinha que ter o meu cartão de vacina atualizado. Me enviaram um livro sobre a Alemanha e também com um mapa e CD interativo sobre a vida na Alemanha. A agência de Au pair se responsabiliza por sua estadia e bem estar na Alemanha, geralmente você paga uma taxa nas agências de Au pair no Brasil, nas agências alemãs não existe para a Au pair essa taxa. Mas no meu caso paguei na época bem caro, R$1,200. Atualmente este valor em agências brasileiras caiu pela metade, mas é preciso pesquisar muito, eu não me arrependo de ter pago este valor, pois essa agência foi muito séria, prestou um ótimo serviço até encontrarem uma família do meu agrado, e caso ocorresse algum problema de adaptação, integração cultural ou a família querer explorar do meu serviço Au pair, era só entrar em contato com a agência e eles começam a fazer na hora uma busca por outra família na Alemanha para mim, além de procurar resolver o problema de comunicação e adaptação conversando com a Au pair e com a família antes de romper o contrato.

Foram várias famílias que tiverem interesse, tinha uma família de uma espanhola casada com alemão, mas ambos sabiam muito bem português por já terem morado no Brasil. Logo, já sabia que não seria uma boa oportunidade, pois ir para um país para ficar ouvindo o tempo todo português não valeria a pena. Até que a agência encontrou uma família no Sul da Alemanha, uma querida família que realmente me “adotou”, e hoje são meus grande amigos. Ainda tenho contato com as crianças e é sempre divertido quando eles me visitam ou quando eu os visito.

Em todo esse processo de Au pair recomendo não ir pela primeira família, antes seja paciente, seja sensato e absorva o máximo de informação, entre em comunidades de Au pair´s no facebook, use a mídia social, canais no youtube, pesquise muito, pois quanto mais informação melhor será a sua adaptação.

Sobre alguns requisitos básicos de Au pair e minha experiência individual, vocês podem acompanhar meu canal no youtube que irei relatar mais na íntegra em outros vídeos sobre fatos, adaptação, e muitos outros assuntos sobre o intercâmbio de Au pair na Alemanha. Se você deseja mais informação sobre o assunto, me enviem mensagens, que logo postarei um vídeo sobre.

Se inscreva no meu canal e acompanhe a minha vida na Alemanha e minhas viagens pelo mundo! Clique aqui para ver o meu vídeo sobre os requisistos básicos para ser Au pair na Alemanha:

Caso você queira um contato de uma agência idônea para fazer seu cadastramento de Au pair, solicito contatar o consulado alemão mais próximo de sua cidade, pois infelizmente não posso indicar nenhuma, por não conhecê-las. Deixo o link de dois consulados:

Consulado alemão em Belo Horizonte

Consulado alemão no Rio de Janeiro

Informações sobre o visto de Au pair na Alemanha

Deixe um comentário

