Mestrado na Alemanha

Bibliothek, Studie, Hausaufgaben, Bildung, Studium

Visto de estudante, morar em república, financiamento estudantil, bolsa de estudo na Alemanha…finalmente relato neste post, um dos temas mais pedidos no blog : o meu mestrado aqui na Alemanha. O meu mestrado realizei logo após o meu intercâmbio de Au pair. Neste post espero poder ajudar com algumas informações necessárias para você se inscrever em um mestrado nas terras germânicas. O artigo está com ótimas dicas e fontes que irão te ajudar na busca pelo seu mestrado. Confira!

Quem acompanha meu blog, sabe que fui Au pair na Alemanha por 12 meses. E logo que terminei meu bacharelado no Brasil em comunicação social, resolvi ter uma experiência de intercâmbio cultural. Antes mesmo de vir como Au pair para a Alemanha pesquisei muito sobre estudar em terras germânicas e conversei com parentes, que na época já moravam e já  estudaram ou estudavam na Alemanha, isso facilitou muito, pois recebi muitas informações sobre todo o processo de estudo e documentos necessários para se candidatar seja para bacharelado ou mestrado. Então, mesmo indo inicialmente apenas para o intercâmbio de Au pair, levei na minha mala o meu curriculo, meus certificados de ensino fundamental e ensino médio com todas as notas e claro o meu diploma do curso de comunicação social, incluindo todos os comprovantes de estágios na área jornalística, além dos certificados de nivelamento do curso de alemão, pois estes documentos são obrigatórios para se candidatar para estudar na Alemanha. Detalhe: estes documentos precisam ser traduzidos para o alemão ou inglês e devem ser autenticados (prepare o dinheiro, pois custa uma grana alta toda a tradução e autentificação).

Como posso estudar em uma universidade na Alemanha?

Primeiro você precisa saber em qual cidade da Alemanha você quer estudar, feito isso você pode fazer uma busca na internet com as universidades de sua preferência e verificar se o curso (em caso de bacharelado) que você deseja cursar existe na universidade. Em caso de mestrado, o mesmo procedimento, aqui na Alemanha o mestrado é diferente do Brasil, aqui você não precisa apresentar um projeto no qual você deseja fazer o mestrado. Aqui existe o chamado “Master of Arts”, que é um mestrado mais abrangente feito durante 2 anos e no final do mestrado, você precisa fazer a sua tese de mestrado, apresentar o projeto, fazer a prova oral de defesa do mestrado, e após a sua formação como “mestre”, você poderá trabalhar em diversas áreas. No meu caso realizei o mestrado na universidade de Tuebingen, chamado “Medienwissenschaft”, em português : “ciências da mídia”, este mestrado envolve toda a área da comunicação social, desde jornalismo impressso, online, televisivo, as novas mídias online, assessoria de imprensa, rádio, cinema e relações públicas. O mestrado de 2 anos tem uma grade curricular que você pode verificar online no site da universidade que você deseja estudar, e é bem dividido os 4 semestres (2 semestres teóricos e 2 semestres práticos) com obrigação de estágio de 6 meses na área que você pretende futuramente atuar.

Como me candidatei para o mestrado?

Aproximadamente 4 meses antes do meu período de Au pair chegar ao fim, comecei a procurar sobre possibilidades de estudar na Alemanha, fazer um outro bacharelado, ou fazer um mestrado. Aqui na Alemanha as datas para se candidatar em uma univeridade se dividem em “Wintersemester” , que é o semestre de inverno, geralmente as inscrições são feitas de junho à julho, e “Sommersemester”, que é o semestre de verão, onde as candidaturas podem ser realizadas em janeiro e fevereiro. Esteja atento as datas, pois caso você se atrase para se inscrever, você terá que esperar 6 meses até o próximo semestre para se candidatar novamente.

No site de todas universidades alemãs existe um link do secretariado ou serviço para estrangeiros, você pode enviar um email,e marcar uma entrevista com a  pessoa responsável pelo departamento, então ela Irá  conversar com você, esclarecer suas dúvidas e falar sobre os documentos que você precisa ter em mãos para se inscrever para a universidade, seja para bacharelado ou mestrado.

Com muita busca na internet, achamos na internet o mestrado em Medienwissenschaft, “Ciências da mídia”, como relatado acima, na época fique com receio de me inscrever, visto que, meu alemão não estava ainda no nível avançado, mas mesmo assim fiz a inscrição online para uma entrevista na universidade com o secretariado para estrangeiros para me informar sobre este mestrado, que era todo em alemão, e verificar também outros tipos de mestrado nesta universidade, pois existem outros mestrados bilingues em alemão e em inglês. Na entrevista eles me informaram os documentos que devia apresentar.

Documentos necessários para se candidatar para o mestrado:

  • Plano de saúde comprovado (na Alemanha você não pode morar sem um plano de saúde você pode se informar sobre plano de saúde para estudante no serviço de estrangeiros na cidade alemã “Auslandsamt” ou na embaixada alemã da cidade brasileira ou alemã, no meu caso era ainda Au pair e tinha o plano de saúde pago pela família alemã).
  • Certificado de ensino médio e fundamental traduzidos e autenticados
  • Diploma do curso superior traduzidos e autenticados
  • Certificado de curso de alemão C 1 nivel avançado traduzido
  • Comprovar que você pode se financiar na Alemanha (ter conta no banco com no mínimo 8,000 Euros). Se você não tiver esta quantia precisa ter alguém que se responsabilize por você e assine um documento relatando que irá te “financiar” durante o período de estudos. Outra medida é se inscrever em bolsas de estudo através de instituições como o DAAD, por exemplo.
  • Uma carta motivação “Bewerbung”, é uma carta simples que relata o seu interesse de fazer o mestrado na determinada área.
  • Curriculum completo (geralmente existe um formulário que a própria universidade te fornece para ser preenchido como um “curriculo”, eles querem saber de toda sua vida.)

Este documentos deverão ser apresentados pessoalmente no setor de estudantes estrangeiros da universidade alemã, ou pelo correio. Logo eles irão verificar se o diploma do Brasil é reconhecido aqui na Alemanha. A maioria dos diplomas brasileiros não são reconhecidos devido a grade curricular ser bem disitinta da Alemanha, e envolve uma série de burocracias alemãs. Para a minha felicidade o meu diploma foi reconhecido aqui na Alemanha e todos os documentos estavam corretos, logo fui selecionada para o processo seletivo de mestrado.

 Schule, Abschluss, Aufgabe, Vertrauen, Selbstvertrauen

Processo seletivo do meu mestrado em Ciências da Mídia

Para o meu mestrado em ciências da mídia precisei passar por dois processos seletivos, primeiro a entrevista individual com um professor responsável pelo departamento de estudantes estrangeiros, passei nesta primeira etapa, e fui selecionada para a segunda entrevista juntamente com 200 estudantes que disputavam as 25 vagas do mestrado. A entrevista foi realizada com quatro professores e eles chamavam 4 estudantes por vez. Quando cheguei no departamento de ciências da mídia e vi a fila imensa com a maioria estudantes alemães, confesso ter ficado com receio, mas ao mesmo tempo feliz de poder participar do processo seletivo.

A entrevista para o processo seletivo

As entrevistas foram “tranquilas”, a primeira somente com um professor, é mais para verificar o seu interesse e motivação para o mestrado e verificar sua capacidade de se comunicar em alemão. A segunda entrevista é mais complicada, pois foram 4 professores e 4 alunos, somente eu de estrangeira, ainda sem alemão avançado e respondendo perguntas sobre a minha monografia no Brasil, sobre as experiências de trabalho na área jornalística e sobre o conceito de mídia entre várias outras perguntas que exige um amplo vocabulário e resiliência.

Aprovação para o mestrado em Tuebingen na Alemanha

Dentro de 5 semanas recebi pelo correio a cartinha de aprovação para o mestrado o “Zulassung”. Li e reli a cartinha várias vezes, foi muita felicidade e alegria. O bom nas universidades alemãs é que você como estrangeiro tem direito a fazer um curso de alemão durante os fins de semana para melhorar sua gramática e ampliar o seu vocabulário no mundo acadêmico, nestes cursos eles ensinam como fazer trabalhos e redigir textos complexos durante o mestrado. Além disso você tem na universidade de Tuebingen o chamdo “Tandem partner”, que são pessoas que querem aprender português, você pode se encontrar com elas para ampliar seus conhecimentos de alemão e em troca você pode ajudá-los a aprender português. Geralmente existem nos quadros de informação das universidades anúncios para  este “intercâmbio linguístico”.

Visto de Estudante e Moradia

Com a aprovação para estudar na Alemanha você precisa ir na prefeitura, no departamento de estrangeiros da sua cidade e apresentar a carta de aprovação para estudar na universidade, assim você recebe o visto de estudante, que precisa ser renovado mensalmente ou anualmente (é preciso confirmar em cada cidade como é feito a renovação do visto, e também a cada renovação é pago uma taxa).

Logo você precisa ir na prefeitura no setor de estrangeiros ver a questão da moradia, apresentar novamente todos os documentos que a universidade pediu incluindo a sua aprovação para o mestrado.  Então começa o stress de procurar moradia em uma cidade universitária.

A vida de estudante estrangeiro na Alemanha

Realmente não foi nada fácil o começo, entender a linguagem universitária, ampliar o vocabulário em alemão, estudar, estudar e estudar, entender na íntegra a cultura de uma universidade alemã, a organização em todos os aspectos, e claro regidir em alemão, apresentar seminários em alemão, fazer provas em alemão…. foi tudo bem complicado, a minha benção, foi ter colegas  super prestativos, divertidos, e que sempre estavam dispostos a ajudar, isso foi de muito valor para mim durante os 2 anos de mestrado. Me esforcei muito e Deus me abençoou grandemente com uma excelente nota de “Masterarbeit” (tese de mestrado), tirei a nota excelente 1,1 e somatória das notas de fim de curso 1,6. Todo esforço valeu a pena…. “È sobre escalar e sentir que o caminho de fortaleceu”….

Bücher, Buchseiten, Aufgeschlagen, Lesen, Literatur

Morando em uma República de estudantes na Alemanha

Procurei muuuuuuuuuuuito na internet repúblicas de estudantes e apartamentos para morar com 2 ou 3 colegas. É bem difícil conseguir moradia em Tuebingen pois é bem caro o sul da Alemanha e Tuebingen é uma cidade universitária, mas após muito stress, pesquisa e busca no google, consegui achar uma república de estudantes (Wonheim Geigerle in Tuebingen), na época uma das repúblicas mais baratas da região, fiquei toda feliz de ter conseguido um quarto de 14 m² com uma pia novinha no quarto, cama e armário embutido. O restante dos móveis tive que providenciar, a república tinha uma ótima localização, apenas 15 minutos a pé do meu campus universitário. As desvantagens eram o barulho e a sujeira nos corredores e desorganização na cozinha. Os estudantes faziam muitas festas, principalmente os bacharelandos, se eu quisesse tranquilidade para estudar tinha que ir para a universidade ou a biblioteca da cidade. Numa república todas as tarefas são divididas, não há privacidade, somente no seu quarto, pois o banheiro fica no corredor e qualquer estudante pode entrar, a cozinha é comunitária, a geladeira é comunitária, a sala com televisão é comunitária, a lavanderia é comunitária, o jardim é comunitário. Apesar desta bagunça na república, as coisas funcionavam, tinha uma certa organização, para lavar as suas roupas por exemplo, existia uma lista fixada na lavanderia, você reserva o horário que você vai colocar suas roupas na máquina, acreditem, eles respeitam! Outra tarefa é a cozinha e o lixo. Cada estudante fica responsável uma vez por mês de deixar a cozinha organizada, como lavar a geladeira. O lixo na Alemanha é reciclado, plásticos, orgânicos, metal e papel, tudo separado, e por semana, cada estudante deve levar o lixo pra “fora”, ou seja colocar o lixo separado no container específico para o carro do lixo passar e pegar o container.

A experiência de morar em república também é divertida, pois você tem a oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro, aprende a respeitar e tolerar as diferenças culturais e aprende a cada dia com pessoas, com situações e com os desafios que surgem a cada momento.

Kaffee, Schule, Hausaufgaben, Coffee Shop, Bildung

Fontes importantes para você estudar na Alemanha

Se você quer saber mais informações detalhadas sobre o processo de estudo, mestrado, doutorado na Alemanha, acesse os sites, caso possa ajudar com dicas ou informações, deixe seu comentário ou me envie mensagem através das minhas redes sociais ou e-mail. J

Study in germany

https://www.study-in.de/de/

DAAD (Departamento acadêmico de alemão de intercâmbio)
https://www.daad.de/de/

Como se candidatar em uma universidade alemã

http://www.estudar-na-alemanha.org/como-se-candidatar-a-uma-universidade-alema/

Encontre uma universidade alemã e bolsas de estudo

http://www.mystipendium.de/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s