Dicas

Qual é a melhor estação para uma viagem na Europa?

Primavera, verão, outono e inverno, todos querem vivenciar as estações que são tão bem definidas na Europa, mas afinal, qual é a melhor temporada para um passeio pela Europa?

Confira as vantagens e desvantagens em cada estação do ano na Europa, além de informações  sobre promoções de passagens aéreas e ainda dicas de acessórios essenciais na sua bagagem! 🙂

Primavera na Europa: Março, Abril e Maio

Primavera em Tuebingen- Alemanha.

Flores maravilhosas em cada esquina, ruas decoradas com imensos vasos de flores, jardins floridos, lírios e tulipas estão por toda parte, principalmente enfeitando monumentos históricos. Visitar qualquer jardim botânico da Europa durante a primavera é uma experiência única. A riqueza da natureza, a variedade de cores, a preservação ambiental fascinam os turistas. O sol brilha mais durante a primavera.

Caminhar pelas ruas européias nesta época do ano é um passeio encantador, além da atmosfera estar mais animada, pois é alta temporada e turistas do mundo inteiro estão espalhados nos principais pontos turísticos.  Nesta época acontecem várias festas de primavera nas ruas.

Desvantagem: Esqueça a tranquilidade nas ruas, os pontos turísticos estarão cheios, é preciso paciência para esperar em longas filas, como por exemplo para entrar no Vaticano, ou esperar nas filas do museu do Louvre. 😉 Alta temporada, os preços das passagens áreas estarão mais altos, mas ainda é possível achar promoção, caso você compre a passagem com aproximadamente 3 meses de antecedência.

Esteja preparado para as mudanças climáticas, pois a temperatura pode variar entre 25 graus e 8 graus, portanto, não se esqueça de levar na sua bagagem encharpes, cardigans e alguma jaqueta de outono inverno. 😉

Verão na Europa: Junho, Julho e Agosto

Lagos se transformam em verdadeiras "praias" na Alemanha. (Rosenheim)
Lagos se transformam em verdadeiras “praias” na Alemanha. (Rosenheim)

 

É no verão que os europeus saem mais pelas ruas, se divertem e o sorriso no rosto de cada um deles está mais visível. A atmosfera, o ambiente, o humor das pessoas, tudo se transforma com o brilho do sol. Os parques com pequenos lagos se transformam em verdadeiras “praias”. É super comum ver pessoas de biquines e sungas nas áreas verdes. Quando o verão invade a europa, fica difícil até mesmo achar um espaço na grama de algum parque para poder relaxar e ler um bom livro.

O cheiro de churrasco se exala por todos os lados, famílias e amigos se reunem em áreas verdes para fazer um piquenique. A voz do povo europeu ganha um tom mais alto, muitas risadas e diversão.

Este é o verão europeu que acontece por apenas 3 meses, ou menos de 3 meses. 😦

A temperatura pode chegar a 35 graus, mas não é sempre que está quente, a temperatura não é fixa, pode ser que durante uma semana a temperatura esteja 30 graus, mas na próxima 17 graus, assim é o verão europeu, que pede roupas leves, mas durante a noite recomenda-se levar sempre uma pequena jaqueta jeans ou cardigan, devido aos ventos frios em alguns países.

Verão no Sul da França.
Verão no Sul da França.

Desvantagem: visitar os lugares fechados durante o verão como museus pode ser cansativo, devido ao excesso de calor e a falta de ar-condicionado dentro de alguns museus. Aproveite o verão e visite castelos, ruínas, parques, lagos, o centro histórico da cidade, praias. Como é alta temporada não espere achar um bom preço de passagem áerea. Na Europa, durante o verão a busca em acomodações em alebergues é alta, e por serem mais baratos, são muito requisitados, principalmente por mochileiros. Por isso, se quiser ainda achar um albergue livre, não espere o último minuto para pesquisar, planeje tudo com pelo menos 4 meses de antecedência. Exercite também a sua paciência e bom humor, pois os destinos turísticos são aglomerados muito mais do que na primavera e as filas, como no Brasil, são longas.

Outono europeu: Setembro, Outubro e novembro

Outono na Alemanha - (Foto Jeremy Fairbrass)
Outono na Alemanha

Outono é a minha estação favorita na Europa. As cores diversas nas folhas das árvores que se espalham com o vento pelo chão transformam a Europa em um lugar totalmente romântico. Tudo fica mais colorido, até mesmo nas vestimentas das pessoas. Para mim, outono é uma das melhores estações para se viajar pela Europa. Não é muito frio, mas também não é muito quente. Os preços das passagens aéreas do Brasil para Europa são relativamente bons, pois não é alta temporada.

Outono na Alemanha, diversão na natureza colorida! :)
Outono na Alemanha, diversão na natureza colorida! 🙂

Portanto, aproveite bem a sua viagem, aprecie a natureza colorida do outono, informe-se sobre os pontos turísticos do local escolhido, montanhas, passeios de bondinhos, barcos, bicicletas e procure sempre verificar sobre o tempo nos principais sites, pois o clima de outono é bem diverso, o dia pode estar com aquele sol maravilhoso e vento gelado, e no outro dia pode estar nublado, e costuma chover.

Não deixe de levar uma capa de chuva ou um ótimo guarda-chuva na bolsa, em caso de chuva, visite os lugares fechados, como castelos, ruínas, museus, cafés, restaurantes. 😉 Atrações turísticas não irão faltar para o seu passeio na Europa. Esteja atento na hora de fazer as malas, a temperatura no outono é muito instável, entre 25 e 8 graus, leve roupas leves de inverno, esqueça a jaqueta jeans, elas são frias para o outono, esqueça jaquetas com plumas de ganso, elas são muito quentes para o outono.

Leve uma boa jaqueta, tipo sobretudo com tecido mais grosso, ou uma jaqueta de couro, casacos de lã, encharpes, blusa cacharrel, botas e claro um calçado comfortável, lembre-se que se você deseja conhecer pontos turísticos,  terá que caminhar bastante, pegar trens e metrôs, principalmente caso seu passeio na Europa seja por pouco tempo. Então, aproveite seu tempo e dê comforto aos seus pés! 🙂

Outono Europeu . Alemanha  (Foto Jeremy Fairbrass)
Outono Europeu . Alemanha
(Foto Jeremy Fairbrass)

Desvantagem: Chuvas – sim as chuvas fazem parte do outono, mas não são todos os dias em que ela está presente, existem dias lindos de outono, um sol maravilhoso, mas com um ventinho frio. Assim como no inverno, no outono às 16 horas o céu já está escuro e a temperatura mais fria. Portanto agasalhos como uma blusa térmica e um casaco de lã juntamente com uma jaqueta de inverno, além do cachecol são importantes, pois a temperatura durante a noite pode variar muito. Por isso, esteja preparado para quedas de temperaturas e enfrentar até mesmo 8 graus.

Inverno europeu: Dezembro, Janeiro, Fevereiro

Inverno nas montanhas austríacas.
Inverno nas montanhas austríacas.

Para aqueles que desejam esquiar e sentir o verdadeiro inverno europeu, nada melhor do que ir para a Europa entre os meses de dezembro e fevereiro. Os termômetros podem chegar à 15 graus negativos, mas nas montanhas 20 graus negativos. Para isso, prepare o bolso para gastar dinheiro com botas específicas para o inverno europeu além dos casacos acolchoados com plumas de ganso, estes sim irão te aquecer ao andar pelas ruas na Europa. Mas não se preocupe, geralmente existem sempre ofertas de inverno em diversas lojas, então, nada de gastar no Brasil, deixe para comprar suas jaquetas, botas, luvas e chales por aqui, pois o preço e a qualidade destes artigos é bem melhor do que no Brasil.

Uma das atrações turísticas no inverno europeu, é passear pelas estações de esqui, dormir em um albergue bem aconchegante da região, com lareira e sauna e desfrutar de uma paisagem maravilhosa nas montanhas, ver os pinheiros que preservam o seu verde apesar do frio intenso. Além de desgustar dos cafés e chocholates quentes e da culinária típica de cada país durante o inverno europeu.

Inverno maravilhoso nas montanhas austríacas! Recomendo! ;) Esquiar é muito bom! :)
Inverno maravilhoso nas montanhas austríacas! Recomendo! 😉 Esquiar é muito bom! 🙂

No inverno, a densidade de pessoas nas ruas sofre uma queda, principalmente em países como Alemanha, Itália, França e Inglaterra. Por isso, existe uma grande promoção de vôos durante o inverno. Você pode conseguir descontos em albergues e até mesmo em hotéis de luxo, é preciso ficar atento com as promoções, que por exemplo, o site da Ryanair oferece.

A desvantagem do inverno europeu: Pode acontecer atrasos de vôos devido ao clima, neblina, nevoerio. Os trens e ônibus também podem se atrasar, devido por exemplo, acumulo de neve nos trilhos e ruas ou outros acidentes que são mais comuns durante o inverno. Para os turistas que querem dirigir nas estradas européias, é obrigatório trocar as rodas dos carros por rodas de inverno, para quem vai alugar um carro, as rodas de inverno já estão devidamente inseridas no automóvel, o desafio é dirigir na neve principalmente caso aconteça tempestade de neve preste atenção na velocidade, no deslize de rodas e cuidado com o nevoeiro. Prepare-se para possíveis congestionamentos nas rodovias. 🙂

No inverno os dias são mais curtos,  às 16 horas o céu já está bem escuro, o que desfavorece passeios noturnos, além do frio congelante. 🙂

Inverno em Boeblingen - Alemanha.
Inverno em Boeblingen – Alemanha.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s